SOBRE NATAL

Natal foi fundada em 25 de dezembro de 1599 por Manuel de Mascarenhas Homem , capitão-mor de Pernambuco, aonde ali chegou, em 1597, com o objetivo de construir um forte e uma cidade, a fim de assegurar a posse de Portugal, afastando os franceses que comerciavam com os indignos (os índios potiguares). A cidade teve início com a construção do Forte dos Reis Magos. Na margem direita do rio Potengi, existia a Aldeia Velha onde viviam os Potiguares. Atualmente Aldeia Velha é um dos bairros de Natal. O nome desse bairro é Igapó, ligado ao centro da cidade por uma moderna ponte. O Crescimento da cidade de seu muito lentamente tendo uma aceleração a partir de 1922, sendo os seus primeiros bairros a Ribeira e a Cidade Alta.

Durante a II Guerra Mundial, serviu de base aeronaval, com a missão de controlar as comunicações com o continente africano. Em 1965, foi construída a Barreira do Inferno , a principal base do programa espacial do Brasil.

Vejaos alguns dados importantes sobre essa cidade que é conhecida como a "Capital do Sol" :

  • Média Pluviométrica de 1200 mm por ano
  • Mais de 300 dias por ano de Sol
  • Baixa criminalidade, Natal é a capital menos violenta do Brasil
  • O turismo cresce 10% a cada ano
  • Novo Aeroporto em construção na Zona Norte

Área e população
Natal tem uma área de 172 Km² e população estimada em 800 mil habitantes. A expansão urbana vem ocorrendo em direção aos municípios de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, formando a Grande Natal.

Clima e Altitude
Dada a proximidade com a Linha do Equador e a sua configuração geográfica, Natal tem temperatura máxima de 35°C , e mínima de 22°C , apresentando dias com até 15 horas de sol. Sua precipitação pluviométrica é regular e o seu clima, tropical. A altitude média é de 31 metros.

Atrações Turísticas:

  • Carnatal
    Natal con a todos os anos no mês de dezembro com o carnatal, o maior carnaval fora de época do mundo. Com bandas com Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, etc., reúne milhares de turistas, artistas e muita gente famosa em quatro dias de pura folia.
  • Barreira do Inferno
    Barreira do Inferno (Litoral Sul) A cidade do Natal também é conhecida como "Capital Espacial do Brasil" por abrigar a primeira base de lançamentos de foguetes instalada na América do Sul. Hoje, realiza pesquisas espaciais e recebe visitantes com horário marcado.
  • Centro de Turismo
    Antiga Casa de Detenção de Natal abriga a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, lojas de artesanato e é palco de apresentações folclóricas. Situado a Rua Aderbal de Figueiredo, no bairro de Petrópolis.
  • Capitania das Artes
    Restaurada, seu prédio reúne a beleza da arquitetura neoclássica, de seu frontão; e amplos vãos livres de arquitetura moderna, de seu interior. Já foi Capitania dos Portos e sede do Governo.
  • Forte dos Reis Magos
    Construído sobre os recifes e banhado pelo rio Potengi e pelo Oceano Atlântico, é o marco inicial da história da cidade do Natal. É tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Praia do Forte.
  • Teatro Alberto Maranhão
    Teve a sua construção iniciada em 1818 e concluída em 1904. Sua arquitetura neoclássica encontra-se totalmente restaurada. Localizado na Praça Augusto Severo, no bairro Ribeira.
  • Praia de Ponta Negra
    Praia de Ponta Negra (Litoral Sul) Um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, Ponta Negra é um capricho da natureza. Nas suas barraquinhas de praia podemos apreciar petiscos como: peixe frito, caranguejo e ostras. O Morro do Careca é sua principal atração natural.
  • Praia da Redinha
    Praia da Redinha (Litoral Norte) A praia da Redinha abriga a beleza do encontro das águas do rio Potengi com o mar. Fonte de inspiração de poetas e escritores, de sua margem avista-se o Forte dos Reis Magos e os bairros de Santos Reis e Petrópolis. Acesso pela ponte de Igapó
  • Via Costeira
    Ao lado esquerdo da Via, fica o Centro de Convenções e 9 km de dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentram-se, a beira-mar, hotéis com arquiteturas arrojadas. Acessos pela praia de Areia Preta ou pela Estrada de Ponta Negra.

Distância entre Natal e as principais Praias

Praia do Forte - 0 km
Praia do Meio - 0 km
Praia dos Artistas - 0 km
Areia Preta - 0 km
Ponta Negra - 0 km
Pium - 10 km
Cotovelo - 11 km
Pirangi do Norte - 14 km
Pirangi do Sul - 15 km
Búzios - 25 km
Barra de Tabatinga - 35 km
Camurupim - 36 km
Barreta - 45 km
Tibau do Sul - 70 km
Praia do Madeiro - 71 km
Pipa - 75 km
Barra do Cunhaú - 86 km
Baía Formosa - 87 km
Sagi - 88 km
Tibau do Norte - 336 km
São Miguel do Gostoso - 112 km
Touros - 96 km
Rio do Fogo - 86 km
Zumbi - 72 km
Pititinga - 70 km
Maracajaú - 63 km
Caraúbas - 57 km
Barra de Maxaranguape - 53 km
Muriú - 51 km
Porto Mirim - 50 km
Jacumã - 49 km
Pitangui - 35 km
Graçandú - 32 km
Barra do Rio - 31 km
Genipabú - 30 km
Santa Rita - 20 km
Redinha - 15 km